Diversidade do Software

Dada a grande diversidade de software jurídico livre e de código aberto existente, a oferta de serviços pode ser mais ou menos diversificada para um determinado software jurídico. Trata-se então de avaliar cuidadosamente as várias opções possíveis e fazer as escolhas adequadas de acordo com as circunstâncias. É importante entender que o software jurídico livre e de código aberto é suportado e mantido não apenas por um editor de software jurídico tradicional, mas também por uma comunidade composta por seus usuários, sejam editores, especialistas em empresas de serviços ou usuários. Essas comunidades decidem sobre a orientação tecnológica, a adaptação e evolução do código fonte, bem como as versões e atualizações que serão disponibilizadas. O software jurídico livre e aberto evolui na proporção do dinamismo de sua comunidade e dele não se deve esperar nenhuma garantia de serviço ou qualidade. No entanto, onde houver um mercado, os fornecedores rapidamente se juntarão à comunidade oferecendo serviços de suporte técnico. Do ponto de vista da Administração, é possível considerar internamente as tarefas associadas ao suporte de software jurídico livre e de código aberto. Obviamente, isso requer que o pessoal em questão tenha as habilidades e disponibilidade necessárias para garantir a gestão contínua da solução escolhida. Em tal situação, a Administração procura auxiliar seus funcionários no uso do software jurídico (assistência de primeiro nível), que será integrado e adaptado ao seu próprio ambiente (assistência de segundo nível). Além disso, mais ou menos recursos também devem ser dedicados à interação com a comunidade, a fim de contribuir para tarefas de depuração quando necessário (assistência de terceiro nível).

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