A França está experimentando a mesma tendência que outros países

A Uniclima, união das indústrias térmica, aeráulica e de refrigeração divulgou os resultados do ano de 2021. O crescimento do mercado de bombas de calor ar/ar (unidades exteriores) ao longo do ano foi de apenas 3%, abaixo das expectativas dos profissionais do setor. Apesar de um início de ano muito promissor com um aumento de 50% em relação a 2020, o exercício financeiro desacelerou significativamente a partir de maio (-13%).

O relatório diz-nos ainda que neste mercado de bombas de calor ar/ar (em unidades exteriores), são os equipamentos com potência superior a 7 kW que apresentam as maiores taxas de crescimento: aumento de 18% para monosplits entre 7 e 12kW; 18% para aqueles entre 12 e 17,5 kW; 28% para multisplits de 7 a 17,5 kW. Por outro lado, as unidades externas com potência inferior a 5kW estão em declínio.

As vendas de unidades internas, por sua vez, aumentaram 5% em relação a 2020. Destaque para os ar-condicionado dutados e registraram alta de 19%. Ainda que não tenham registado um aumento significativo ao longo do ano, em termos de volume, os aparelhos de ar condicionado murais contribuíram muito para o bom resultado devido ao seu peso neste mercado. Assim, vemos que o mercado de ar-condicionado não fica para trás, continua se desenvolvendo e continua extremamente promissor para os próximos anos.

Smart Air climatizador para igrejas